A história interna da defesa de Assad por um site

Enquanto Mnar Muhawesh se preparava para publicar um furo do antigo stringer da Associated Press, Dale Gavlak, ela enviou um e-mail para sua equipe com a alegria típica de um editor com uma grande história.

'MintPress News, Associated Press e correspondente da NPR Dale Gavlak, com base em Amã, Jordânia, que foi correspondente da Associated Press com base naquela região por mais de 25 anos e ainda continua, contou uma história muito importante em relação às armas químicas sírias ataque que ocorreu na semana passada, e eu queria dar a você a oportunidade de ser o primeiro a ouvir, 'Muhawesh, o editor de 26 anos deMint Press News, escreveu em 29 de agosto em um e-mail interno obtido pelo . 'Testemunhas no terreno em Goutha, Síria (local do recente ataque químico), incluindo familiares de rebeldes e até oficiais jordanianos, disseram a Dale e seu colega Yahya Abaneh que as armas químicas foram fornecidas aos rebeldes pela Arábia Saudita, especificamente por meio do Prince Bandar Bin Sultan.

A históriafoi o maior furoMint Presspousou em sua curta existência, ganhando atenção internacional e umcitação públicapelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.sírioeiranianoa mídia estatal citou. Ele caiu no auge da indignação internacional por causa de um ataque químico em 21 de agosto que matou mais de 1.400 pessoas em um subúrbio de Damasco e dos esforços do governo Obama para ganhar apoio para um ataque punitivo.



O problema: suas alegações explosivas - de que os rebeldes, e não o regime de Bashar al-Assad, haviam usado armas químicas - não foram verificadas e sua autoria não era clara. À medida que a história se tornava viral, a jornalista que Muhawesh apresentou em seu e-mail como a autora da história exigiu que sua assinatura fosse publicada - primeiro em particular e, em seguida, publicamente, levando sua reclamação para o bem conceituado Brown MosesBlogdo pesquisador da Síria Eliot Higgins. Muhawesh recusou.

O incidente obcecou os observadores da Síria enquanto se desenrolava no Twitter no mês passado. Hoje, a história, 'Sírios em Ghouta reivindicam rebeldes fornecidos pela Arábia Saudita por trás de um ataque químico', ainda está em altaMint Press, mas várias questões-chave permanecem. Como surgiu a história e quem realmente a escreveu? Quem está por trásMint Press, um pequeno site baseado em Minneapolis com uma tendência progressista que esconde seu financiamento até mesmo dos funcionários e tem conexões misteriosas com o Oriente Médio? E, de forma mais ampla, como separar a verdade da propaganda em um conflito marcado por profundas divisões - étnicas, religiosas e ideológicas?

Entrevistas com ex-funcionários e pessoas familiarizadas com o funcionamento interno deMint Press, e um exame de registros públicos, pintam um retrato de um meio de comunicação disfuncional onde os funcionários são deixados no escuro sobre as fontes de financiamento do site e são alienados da família Muhawesh que o administra: Mnar, a editora-chefe, seu irmão - sogro e editor administrativo Muhammad Muhawesh, e seu sogro Odeh Muhawesh, 54, um empresário de Minneapolis nascido na Jordânia. Eles também revelam uma agenda que se alinha, desde sua simpatia com o regime sírio até sua hostilidade à Arábia Saudita sunita, com a da República Islâmica do Irã, onde Odeh Muhawesh estudou sob um aiatolá por cinco anos após a Revolução Islâmica, e onde ele a visitou recentemente neste verão.

Shaam News Network / AP

Vários corpos estão enterrados em um subúrbio de Damasco, na Síria, durante um funeral na quarta-feira, 21 de agosto de 2013.

Em setembro de 2011, Mnar Muhawesh postou sua primeira chamada para repórteres no journalismjobs.com. Ela havia registradoMint Press Newscomo uma sociedade de responsabilidade limitada três meses antes, registrando junto ao estado de Minnesota em seu nome. O endereço de e-mail e o número de telefone no formulário de preenchimento, no entanto, eram de seu sogro, Odeh Muhawesh - a primeira indicação de que o homem cujo nome não aparece em nenhum lugarMint Press'masthead pode desempenhar um papel maior do que afirma. (Odeh Muhawesh se recusou a comentar por que seu e-mail foi usado.)

'Faça parte de algo inovador e significativo', dizia um anúncio de emprego. '[Junte-se à] Mint Press em nossa jornada para trazer de volta o verdadeiro significado das notícias à medida que divulgamos histórias políticas e fazemos as perguntas realmente difíceis que muitas vezes são esquecidas.'

Joey LeMay, editor de um jornal de propriedade da Gannett na época, disse que respondeu ansiosamente e, aos 25 anos na época, foi contratado para cobrir política nacional, educação e justiça social para o site. 'Foi quase um empreendimento bom demais para ser verdade', disse ele, ligandoMint Pressum 'emprego dos sonhos'.

O novo chefe de LeMay era seu ex-colega de classe na St. Cloud State, uma universidade de Minnesota. Ele não conhecia Muhawesh bem na época, mas sabia que ela era uma grande ganhadora de uma bolsa de estudos. Muhawesh também ganhou algum reconhecimento no campus por se tornar o primeiro repórter ausar um hijabno noticiário da TV da escola.



'Minha primeira impressão foi que ela é uma pessoa empreendedora, determinada e incrivelmente experiente', disse LeMay. 'Ela se orgulhava de ser calma, fria e controlada.'

LeMay estava animado para trabalhar com pessoas com ideias semelhantes em um ambiente de inicialização - ajudou o fato de que seu salário anual na Mint Press era $ 14.000 mais alto do que na Gannett. Sua nova rotina de redação era bastante normal: todas as manhãs, a equipe apresentava três a quatro itens, geralmente com base em histórias que já eram relatadas por grandes veículos, mas com um 'Mint Pressgire - disse LeMay.

Não estávamos reunindo as histórias. Havia muito pouco jornalismo mochileiro envolvido nisso ”, disse ele. - Estávamos em uma mesa. Se fizéssemos uma história sobre prisões privadas, ligaríamos para a ACLU para comentar. Este não era um jornalismo objetivo, direto e tradicional. Eram temas de paixão. '

Inundar o journalismjobs.com com listagens não apenas chamou a atenção de jornalistas jovens e progressistas como LeMay. David Brauer, um repórter de mídia comMinnPost,Muhawesh com perfilem janeiro de 2012, depois de verMint Press Newsaparecer repetidamente em painéis de empregos locais.

'Eu nunca tinha ouvido falar deles, e ninguém que eu conhecia já tinha ouvido falar deles', disse Brauer ao . (Mesmo depois do escândalo Gavlak, a Mint Press não conseguiu fazer barulho na mídia local, talvez porque o meio de comunicação tenha pouco interesse em reportagens locais; 'As pessoas em meu círculo, o círculo da mídia tagarela, absolutamente não estão cientes deles, 'Brauer disse.)

Quando conheceu Muhawesh, Brauer a considerou uma jovem jornalista muito, muito séria, talvez excessivamente séria. Não sei se vi algum senso de humor, mas vi alguém que estava determinado e motivado. '

Muhawesh enfatizou firmemente a Brauer que, embora ela fosse uma muçulmana devota, a Mint Press não teria uma inclinação religiosa.

'Ficou claro para mim que ela tratava de muito mais do que qualquer tipo de identidade muçulmana', disse Brauer, que visitou oMint Pressescritórios em Plymouth, um subúrbio sofisticado de Twin Cities. 'Tive a sensação de que ela era mais uma ativista esquerdista do Ocupe Wall Street do que alguém com uma' agenda muçulmana gigante '.'

Quando Brauer perguntou a Muhawesh de onde vinha o dinheiro para o empreendimento, ela apenas identificou seus investidores como 'empresários aposentados'. Brauer estava curioso, embora não necessariamente desconfiado.

Ela não foi a primeira empresária do jornalismo a não dizer de onde vinha seu dinheiro”, disse Brauer. 'Não tenho nenhuma evidência para dizer que há algo errado aí, mas acho que existem algumas questões naturais sobre como ela pode financiá-lo na sua idade.'

Muhawesh não era apenas ambígua sobre seu financiamento com Brauer. Ela não revelou nenhum detalhe para seu primeiro contratado, LeMay, que disse que começou a 'adivinhar as coisas' alguns meses depois de começar o trabalho.

'Foi incrivelmente secreto', disse LeMay. Quase não havia anúncios no site, e sempre que LeMay perguntava onde eles arrumavam seu dinheiro, 'era descartado como um assunto não relacionado'.

'Eu voltaria para casa me sentindo completamente limpo', disse ele.

Uma fonte familiarizada com o funcionamento deMint Pressdisse ao que os funcionários receberam a linha de 'empresários aposentados' no início, mas agora são informados de que a empresa está sendo financiada por empréstimos privados, embora Muhawesh não especifique quem são os credores.

Em um e-mail para o , Muhawesh afirmou que está financiandoMint Presssozinho.

'MintPress foi originalmente financiado por investidores anjos quando eu estava montando a empresa pela primeira vez, há mais de um ano, mas esse caminho caiu no ano passado quando reestruturei o plano de negócios', disse Muhawesh. 'Eu sou o único investidor da MintPress.'

Um ex-funcionário que pediu para permanecer anônimo por medo de repercussões legais estava cético, dizendo que os funcionários muitas vezes especulavam que o financiamento vinha de 'empresários aposentados' com agendas políticas no Oriente Médio.


cartas da segunda guerra civil

Não acho que haja muitas pessoas em Minneapolis que olham para aquele site e pensam: 'Oh, isso parece um bom investimento local' ', disse o ex-funcionário.



A direção editorial de Muhawesh não ajudou muito a diminuir as suspeitas da equipe. Ela era progressista, mas evitava algumas histórias importantes, incluindo questões LGBT.

'Por muito tempo nós realmente não escrevíamos sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo', disse o ex-funcionário. 'Pode ter havido uma história publicada pela AP, mas ficamos desencorajados de lançar essas histórias por um tempo.'

De acordo com a fonte familiarizada comMint Press'operações, histórias sobre a Arábia Saudita e Israel, em particular, seriam editadas de uma certa maneira. As histórias relacionadas à Arábia Saudita quase sempre seriam editadas para incluir uma linha sobre o financiamento saudita de grupos terroristas, disse a fonte. Um escritor foi forçado por Muhawesh a se referir aos territórios palestinos como uma 'prisão ao ar livre' em uma notícia.

'Eles são super anti-Israel', disse a fonte. A empresa tinha um empregado judeu, Martin Michaels, até a semana retrasada, quando Michaels foi demitido sem nenhuma explicação. Michaels não retornou pedidos de comentários.

Foram mais do que fontes de financiamento obscuras que levantaram preocupação entre os funcionários. LeMay também achou estranho que Muhawesh só se reunisse com repórteres um a um, e raramente com toda a equipe. Ele se lembrou de apenas uma rara reunião geral, liderada por Odeh Muhawesh nesta primavera e dedicada a eventos na Síria.

'Foi uma hora dele apenas nos informando sobre suas previsões sobre o que aconteceria no exterior, na Síria - toda essa estratégia política complicada', disse LeMay. - Não sei se foi certo ou errado, mas, olhando para trás, parece terrivelmente manipulador o jeito que ele fez. Eu senti como se fosse uma espécie de molde mental: 'Por favor, pense assim, vamos tentar relatar dessa forma, e o que será será.' '

A equipe questionou quem estava realmente no comando, disse LeMay. Muhawesh era o diretor executivo e lia todas as histórias antes de serem publicadas no site, mas 'não tinha muito a dizer sobre as operações diárias', disse ele. Ela era, em vez disso, 'uma agressora no local de trabalho que gosta de jogar seu peso por aí', disse ele. Os funcionários se perguntavam se não havia outra pessoa comandando o show.

Tal como acontece com o financiamento, questões sobre comoMint PressA operação sempre parece girar em torno de uma pessoa: Odeh Muhawesh, sogro de Mnar Muhawesh, que visitava o escritório uma vez por semana, de acordo com LeMay, apesar de não ter nenhum cargo oficial além de conselheiro.

Odeh Muhawesh é originário da Jordânia, nascido em Amã em 1959, de acordo com seu site pessoal, onde se descreve como um 'teólogo conhecido e líder empresarial de sucesso'. Ele se mudou para os Estados Unidos após terminar o ensino médio e parece ter se dedicado principalmente aos negócios. Várias empresas, principalmente no desenvolvimento de software, estão registradas em seu nome em Minneapolis. Em 2003, a Minneapolis Middle East Trading Company, da qual ele era presidente, abriu um escritório em Amã, na Jordânia, como 'Minnesota's Gateway to Iraq', de acordo com um comunicado à imprensa de junho daquele ano.

'Nossa contribuição', diz Muhawesh no comunicado, 'é que conhecemos as pessoas certas e sabemos como fazer negócios nesta parte do mundo.'

Uma de suas empresas, uma empresa de desenvolvimento de aplicativos chamada Stratika, tinha o ex-governador de Minnesota e candidato presidencial republicano Tim Pawlenty em seu conselho quando ele ainda estava na câmara estadual no início dos anos 2000. Em 2001, Pawlenty apresentou um projeto de lei que proibia alimentos que não fossem halal de serem falsamente embalados como tal. Um comunicado à imprensa do Conselho de Relações Americano-Islâmicas observa que o projeto de lei 'foi apresentado pelo Representante Tim Pawlenty por sugestão de Odeh Muhawesh, um empresário muçulmano que reside em Plymouth, Minnesota.' O projeto foi aprovado.

Além de seus interesses comerciais, Muhawesh também é professor adjunto no departamento de teologia da St. Thomas University em Minnesota.


reeleição lindsey graham

Muhawesh recebeu grande parte de seu treinamento no Irã, que tem grande interesse em apoiar o regime de Assad. Em 1982, três anos após a Revolução Islâmica do país, Muhawesh viajou para Qom, o centro religioso do Irã, para estudar por cinco anos com o proeminente clérigo iraniano Jafar Sobhani, um grande aiatolá, de acordo com o site pessoal de Muhawesh.



Sobhani falou sobre a Síria em agosto, quando foi citado como criticando clérigos sunitas por publicar uma fatwa que apelava aos muçulmanos para lutarem contra o regime sírio, quando 'esses estudiosos nunca anunciaram uma mobilização pública contra o regime sionista, que é um inimigo mais aparente de Muçulmanos. '

'Embora existam muitas figuras sábias e intelectuais entre a comunidade sunita, alguns estudiosos sunitas convocam o povo para lutar contra as tropas sírias e esta é uma guerra de muçulmanos contra muçulmanos,' disse Sobhanicitado como dizendo por Ahlul Bayt, uma agência de notícias focada em notícias xiitas.

O velho Muhawesh também era publicamente contra a intervenção na Síria. Uma postagem do Facebook excluída escrita antes do polêmicoMint Pressa história foi publicada descreve sua postura em detalhes, incluindo sua opinião de que o regime de Assad não usou armas químicas: 'Mais uma guerra está sobre nós. Uma guerra baseada em mais uma mentira. ' Em seguida, ele incluiu uma série de 'fatos sobre a Síria'.

Não há absolutamente nenhuma evidência ou confirmação de que o governo Assad realizou o suposto ataque químico”, escreveu Muhawesh. 'Vídeos do suposto ataque foram postados na internet por aliados dos rebeldes sírios, ANTES do ataque acontecer.' Ele acrescentou que, nos vídeos, 'as vítimas não apresentam os sintomas adequados de terem sido atingidas por um gás nervoso Sarin'.

Em 1994, um Odeh Muhawesh da Jordânia enviou um e-mail para uma Listserv online defendendo pontos de vista ainda mais radicais, respondendo a uma disputa que havia ocorrido na lista.

Árabe, iraniano ou qualquer outra coisa não faz absolutamente nenhuma diferença”, escreveu Muhawesh em um inglês idiossincrático. 'Você munafiq e Saddam, que é um árabe, estão no Inferno. E meus irmãos HezboLLah no Líbano (que são árabes) junto com meus irmãos Baseeje e Basdar que morrem lutando contra gente como você estão no Paraíso. Veja que não faz diferença sua nacionalidade.

'Você simplesmente é muito estúpido para perceber a diferença entre o Islã e os árabes. O que os grandes líderes do IRI [República Islâmica do Irã] e do mundo islâmico estão tentando fazer é tornar cada aspecto do Irã, e esperançosamente do mundo, um sr. Islâmico e não árabe. munafiq ', ele continuou. 'Você munafiq se referiu ao aiatolá Aluzma Khamanie como hujjat AlIslam, como se estivesse tentando desacreditar sua posição no Hawzeh. me ouça bem munafiq. Como você delirou sobre seus graus mundanos, esteja ciente de que você não está em posição de julgar as pessoas em Hawzeh. Passei cinco anos em Hawzeh e conheci pessoalmente alunos do grande aiatolá Khamanie que são mujtahids.

Muhawesh não quis comentar se ele foi o Odeh Muhawesh que escreveu aquele e-mail.

Muhawesh viajou ao Irã recentemente neste verão para um Diálogo Cristão-Muçulmano com três outros professores de teologia de St. Thomas. Eles se encontraram com clérigos da Universidade Al-Mustafa em Qom. Uma universidade

Muhawesh recusou-se a falar com o sobre esta história ou a responder a quaisquer perguntas sobreMint Press'financiamento, seu tempo no Irã, suas conexões no Irã e em outras partes do Oriente Médio, seus negócios em Minnesota, ou seu papel nas operações deMint Press.

'Eu não tenho nenhum interesse de propriedade, nem qualquer envolvimento editorial ou jornalístico emMint Pressentão imagino que os leitores do concordem que todas as outras questões são irrelevantes ', disse Muhawesh.

Mas Muhawesh teve um papel ativo na formulaçãoMint Press'resposta à controvérsia Gavlak.

Em 21 de setembro deMint Pressum funcionário chamado Patrick Strickland enviou um e-mail para Mnar e Muhammad:

Odeio incomodar vocês dois, pois sei que os dois estão ocupados. Gostaria apenas de receber uma atualização sobre as acusações feitas contra a MPN por Dale Gavlak e outros. Eles são verdadeiros?

Isso me coloca em uma posição difícil e estou sendo criticado por pessoas que já estão constantemente examinando jornalistas na Palestina / Israel. Gostaria de saber como responder nesses casos, considerando que é uma denúncia muito grave e que pode prejudicar a credibilidade de todos. Eu estava esperando um comentário oficial sobre isso, mas decidi ir em frente e perguntar.

Por favor, me avise o mais rápido possível.



Mnar respondeu a Strickland e copiou o resto da equipe:

Sinto muito que você e muitos de nossos escritores estejam sendo pegos nesta acusação de um blogueiro de que Dale não escreveu o artigo de Ghouta.
Estaremos liberando um comunicado oficial na segunda-feira para o público, e possivelmente as trocas de e-mail que tivemos com Dale, onde ela nos diz que confirmou a informação com colegas e funcionários do governo jordaniano e o fato de ser ela a co-autora, como Yahya não escreve e não fala inglês fluentemente.
Recebemos ainda mais apoio de leitores que nos encaminharam trocas de e-mail entre eles e Dale discutindo o artigo no dia seguinte à publicação, onde ela afirmou que escreveu o artigo para divulgar a história e ainda explica que lançou a história à Mint Press porque somos jornalismo de defesa.
Portanto, não há dúvida de que Dale era um co-autor e temos sido muito claros sobre esse aspecto desde o início, também deixamos bem claro desde o início que Yahya era o repórter em campo na Síria. Ela nos pediu para fazer esse esclarecimento e o fizemos no dia seguinte ao da publicação original do artigo [sic].
No dia seguinte à publicação do artigo, Dale nos notificou que estava sob uma enorme pressão e até mesmo ameaçada por terceiros por ter escrito o artigo.
No entanto, não se trata de Dale, o artigo foi atacado porque, como você sabe, poderia ter detalhado um ataque dos EUA à Síria.
Dale está sob enorme pressão de terceiros, o que ela nos disse, então é claro que ela pode estar tentando se distanciar SE ela realmente forneceu aquela declaração ao blogueiro, o que achamos estranho, considerando que se passaram três semanas desde que o artigo foi publicado, e por que ela entraria em contato com um blogueiro e não faria nenhuma declaração oficial? Essas declarações ao blogueiro nem foram confirmadas.
Os advogados estão agora envolvidos neste assunto, então por favor responda apenas dizendo que os editores da Mint Press responderão na segunda-feira.
Não se preocupe com nada, nós cuidaremos do resto.
Esta é uma tempestade que passará e a verdade brilhará.



Strickland respondeu: 'Obrigado pela resposta rápida e detalhada, Mnar. Eu sugiro ir a público com os e-mails, especialmente porque os e-mails dela com acusações contra MPN já são públicos. '

Odeh Muhawesh então saltou para o tópico para aconselhar a equipe sobre como responder:

Mnar, Patrick, et al,

Lembre-se da regra que afirma que nenhuma publicidade é má publicidade! Não acredito que sempre se aplique, mas certamente se aplica aqui. Em cada história, cada lado terá defensores. Nesta história, a MPN e todos os seus funcionários atuais terão o mundo do seu lado, enquanto o outro lado parecerá os valentões que são.

Neste ponto, se os advogados concordarem, concordo com Patrick que a MPN precisa partir para a ofensiva.



O mistério final vem com Yahya Ababneh, o homem jordaniano que compartilha uma assinatura da história de Ghouta. Ababneh disse ao que ele próprio relatou o artigo e simplesmente pediu a Gavlak, um correspondente de longa data e muito respeitado no Oriente Médio que ele conheceu por três anos após se encontrar por meio de um amigo em uma festa, para ajudá-lo a traduzir e divulgar a história. Foi ela quem escolheuMint Press, ele disse.

'Eu só precisava que ela corrigisse meu inglês', disse Ababneh. 'Ninguém quer comprar em árabe.'

Gavlak negou ter qualquer participação no relato da história, embora ela tenha dito a Brown Moses que ela ajudou Ababneh a 'escrever' a matéria. Gavlak não respondeu aos repetidos pedidos de comentários.

Ababneh é uma figura misteriosa que também usa o nome de 'Yan Barakat' e que afirma em seu agora apagadoLinkedInter feito atribuições 'na Jordânia, Síria, Líbano, Arábia Saudita, Rússia e Líbia para clientes como Al-Jazeera, Al-Quds Al-Arabi, Amman Net e outras publicações.'

Ele usa o nome para manter umpresençano site de rede social russo Vkontakte. 'Não publico meu nome verdadeiro o tempo todo', disse Ababneh. Questionado sobre o tempo que passou na Rússia, ele disse que estava lá há apenas uma semana para visitar um amigo. Sua conta no VKontakte diz que ele é de São Petersburgo.

'Ele trabalha muito para ser honesto', disse um amigo de Ababneh que desejou permanecer anônimo. 'Ele é o tipo de cara que trabalha 20 horas por dia.'

O amigo forneceu uma cópia de um ensaio que Ababneh escreveu para a embaixada dos Estados Unidos em Amã, instando os EUA a conter a influência saudita na região.

'Não quero dar minha opinião', disse Ababneh quando questionado sobre sua posição sobre a Síria. 'Sou apenas um simples jornalista.'

Em e-mails subsequentes, Ababneh revelou que estava atualmente no Irã: 'Estou muito ocupado com meu estudo de mestrado porque estou em Teerã (apenas tente escrever meu artigo de mestre para ver a mídia e a opinião deles sobre a primavera árabe), também há 3 meses tente obter este visto de férias. '

Ele se recusou a elaborar mais sobre o que exatamente ele estava fazendo lá.

'Tudo o que posso dizer a você: escrevi a muitas organizações de mídia que eles escreverão sobre mim em breve', escreveu Ababneh. 'Não escrevi [sic] meu nome antes porque tinha uma boa conexão entre os regimes e rebeldes na Líbia e na Síria. Agora que meu nome está em todos os lugares, acho que devo encontrar outro emprego.

Quanto a Gavlak, seu status na AP está no ar. Um porta-voz da AP se recusou a comentar se a agência continuaria a aceitar a cópia de Gavlak, exceto para dizer: 'Dale não é funcionária da AP, mas contribuiu com histórias de sua base na Jordânia para a AP. A AP não atribuiu, editou ou distribuiu a postagem do site em questão com sua co-assinatura. '

Enquanto isso,Mint Pressestá se preparando para sua próxima rodada de batalha. Mnar Muhawesh se recusou a responder a uma extensa lista de perguntas do e rejeitou várias tentativas de entrevista, citando 'eventos legais'.

'Mint Presscontinua apoiando as corajosas reportagens de Dale Gavlak, Yahya Ababneh e todos os nossos jornalistas e certamente está desapontado com a direção que alguns estão escolhendo para levar esta importante história internacional ', disse Muhawesh. 'Nesse ínterim, espero que os leitores do julguem a integridade e credibilidade deMint Pressdo jornalismo independente e apartidário encontrado em nosso site. '

No entanto, muitos de seus jornalistas estão claramente inquietos, levando a um êxodo deMint Press, já uma pequena publicação. Steve Horn, um jornalista investigativo baseado em Wisconsin que era freelancer regular para o site, decidiu encerrar seu relacionamento comMint Pressdepois da história de Ghouta. Patrick Strickland, repórter do site que cobre Israel e os territórios palestinos, disse ao que também decidiu partir esta semana.

'Eu parei de escrever paraMint Pressporque me senti profundamente desconfortável que seus financiadores estivessem escondidos tanto dos escritores quanto do público ', disse Horn. Resta saber se esse dinheiro escuro influenciou a bagunça que aconteceu com a peça de armas químicas da Síria. Mas, dada a gravidade do atoleiro humanitário da Síria em curso, o público merece saber quem está financiando não apenasMint Press, mas todos os outros que estão influenciando a Síria também. '